25 abril, 2008

Serra da Estrela - Ir no inverno e... ir no verão!

Serra da Estrela - Exc 99

Como destino de Inverno por excelência, a Serra da Estrela consta da lista de locais visitados por milhares de excursionistas todos os anos. Contudo, de excursão ou de carro a diversão na neve NÃO é garantida... Se nevar muito não é possível subir até à zona da Torre, se nevar pouco, não há neve... Um conselho, se nevar muito, contactem o Posto de Turismo da região para se saber se as estradas estão abertas, mesmo assim, sao de  evitar os fins-de-semana, porque nesses dias cada metro quadrado daquela serra está cheio... de carros... Destino a seguir entao? Manteigas e a pista artificial!

De partida para a Serra da Estrela, a primeira visão é a dos diversos turistas, encapuzados até aos olhos em gorros cachecóis e casacos, o destino o exige! A caminho da serra é possível observar a Barragem do Cabril, passar por Castelo Branco, com paragem no Jardim do Paço. Um Jardim interessante com as suas estátuas esguias que entrecortam o verde da paisagem e que representam santos, apóstolos e monarcas.

Na subida para a Serra da Estrela, breve paragem no Cântaro Magro, a 3 kms da Torre, mais propriamente em Covão do Boi, para ver a Nossa Senhora da Boa Estrela. Esta Santa, padroeira dos pastores, é uma imagem esculpida manualmente na rocha que parece abençoar todos quantos entram nesta serra. Na subida à Torre a neve por vezes é em demasia, de tal modo que nao permite paragens. Pode  ultrapassar a altura de um autocarro! Deste modo o trânsito é conduzido para locais mais seguros, já na descida da Torre.

Os turistas acumulam-se onde quer que haja uns metros de espaço para estacionar as viaturas... E toca a sair que é tempo de brincadeira, de atirar neve uns aos outros e de ficar enterrado até à cintura! No regresso a casa pode observar-se, por exemplo, a Lagoa Comprida, grande espelho de água, que, gelado, fica particularmente bonito!

Quem disse que a serra da Estrela só é bonita quando neva?? Vamos para a Serra!!!

Pois, é mesmo isso. Eu gosto da serra da estrela, mas prefiro sem neve. A serra e lindaaa.. Com neve e, ate mais, sem neve!! Porquê?
Porque há um sem fim de coisas que se podem fazer quando não há neve!
Alojamentos há muitos, desde low cost a luxuosos!!! Alguns deles a poucos km da Torre como nas Penhas da Saúde.

Aqui perto, é possível observar estas belas paisagens...




Cascatas e cascatinhas.... A água parece nascer de todos os lados!!!.... Estando tão altos é impressionante como a cada metro que se passa se vê correr água, que depois ao se juntar a outras tantas jorra encosta abaixo... Tão transparente, tão límpida... Tão pura!!

Mas não é só. Impressionantes formações rochosas...

Grande.... Não??




Parecem a qualquer momento querer rolar encosta abaixo...

E dada a quantidade de nascentes não e difícil encontrar bonitas lagoas e represas!





Mais abaixo e possivel conhecer um pouco nas redondezas... numa ida à Covilhã!




Uma das primeiras paragens... uma igreja toda em pedra e, por sinal, com um bonito alpendre!



Mais uma paragem, mais uma igreja... Esta com uma história interessante...   Aqui jaz uma santa à qual lhe crescem as unhas!!!


E como em serra....pedra, surge mais uma bonita fonte empedrada!!

E, por último, mas não menos importante, é possível visitar o espaço da UBI (Universidade da Beira Interior), que já serviu de quartel e que outrora foi a Real Fábrica de Lanifícios da Covilhã. Conheça o Museu dos Laníficios e apaixone-se com a história desta actividade!

2 comentários:

  1. gstaria de saber onde fica essas quedas de agua

    ResponderEliminar
  2. Sabes onde é a Pousada de Juventude na Serra da Estrela?

    É mesmo aí perto, numa estrada pequena que até tem uma ponte.

    ResponderEliminar

Este espaço privilegia a troca de informações